sexta-feira, 29 de junho de 2012
Reciclados que realmente usaríamos
Porta velas elaborado com garrafas de vidro
Idéia genial! Simples e bonito, estas peças de decoração são muito fáceis de fazer e conseguem um efeito final de muito bom gosto e se adaptam a qualquer cômodo da casa tranquilamente.
As velas decoram, iluminam, trazem um entorno de magia e associadas a elementos naturais como flores, água e pedras de rio, trazem para a nossa casa um pouquinho da energia natural do planeta tormando assim nossos momentos especiais ainda mais envolventes e prazerozos.
Então agora é só juntar os materiais e colocar a mão na massa !!!
O que precisamos:
3 garrafas de vidro transparentes (pode ser redonda também)
3 velas com fundo em alumínio
3 flores (natural ou de plástico)
3 punhados de pedra de rio
alcool
barbante
lima de vidro
lixa
água
Como fazer:
O corte da garrafa de vidro se dá de acordo com o vídeo que segue abaixo. Voce poderá cortar a carrafa no sentido que quiser seguindo as instruçoes do vídeo.
( Vídeo de como cortar a garrafa de vidro) http://www.youtube.com/watch?v=JSUHjMOFdSc
Em seguida lime e lixe as bordas afim de dar acabamento.
Coloque as pedras de rio no fundo do vidro prendendo a flor para que não se solte quando o enchermos com água.
Encha o vidro de água com cuidado para nao soltar a flor.
Coloque a vela boiando na água a acenda.
Postagem: Bruno Lo Bianco
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Gastronomia natural
Salada de rúcula do Camboja
A cozinha cambojana se caracteriza por ser natural e rural. O povo do Camboja utiliza muito os vegetais nas suas comidas, sua cozinha foi influenciada pela gastronomia vietnamita, chineza e tailandesa. Anos após anos eles foram transformando suas receitas, obtendo e plantando novos alimentos até chegar em uma cultura própria na gastronomia .
O exemplo disso é esta salada fresca fácil de fazer, muito saborosa e com toques orientais que fogem do padrão do nosso paladar diário, pode ser entrada para qualquer tipo de massa ou pode ser acompanhada de um salteado de legumes e pao de centeio italiano.
Ingredientes
- uma planta de rúcula
- queijo de cabra frescal 100 grs.
- azeitonas negras 100 grs.
- 1/2 cebola roxa (chalota)
- queijo de cabra frescal 100 grs.
- azeitonas negras 100 grs.
- 1/2 cebola roxa (chalota)
- 8 tomates cherry
- 1 pitada generosa de pimienta negra
- azeite de oliva, sal e limão a gosto
- azeite de oliva, sal e limão a gosto
Preparação
Lavar e escorrer bem a rúcula deixe-as bem secas e com as folhas inteiras.
Cortar o queijo de cabra frescal em cubinhos.
As azeitonas tem que ser descaroçadas e podem ficar inteiras ou ser cortadas ao meio.
A cebola roxa entra cortada no estilo juliana (tirinhas finas). Nao utilizar cebola branca por conta do saborn que é muito forte, a chalota é mais fraca e o sabor não tomará conta da salada.
Corte os tomates cherry ao meio
Misture os ingredientes e tempere somente minutos antes de comer.
BOM APETITE !!!
Postagem: Bruno Lo Bianco
terça-feira, 26 de junho de 2012
Lâmpada utiliza energia solar e eólica para iluminação pública
A Universidade de Sevilha tem um projeto de iluminação urbana híbrido, que deve ser capaz de descartar a utilização das redes de distribuição elétrica. A solução apresentada é um poste híbrido, com células fotovoltaicas e pequenas turbinas eólicas.
A opção pela mescla nos sistemas deve-se à necessidade de que os equipamentos estejam funcionando constantemente, independente das condições temporais. Assim, mesmo após dias nublados, é possível que a iluminação continue a funcionar com energia renovável.
O modelo criado em Sevilha, possui dois painéis policristalinos fotovoltaicos montados no topo do poste, enquanto o eixo vertical, construído em aço galvanizado, é equipado com a turbina eólica. Toda a energia absorvida através dos dois sistemas permanece armazenada em duas baterias de 12 volts de gel de chumbo, instaladas na base do poste. Também é possível utilizar baterias de íon-lítio. Através de uma célula fotoelétrica, instalada no poste, é possível detectar a baixa luminosidade natural, para que as lâmpadas sejam acesas automaticamente. As luminárias utilizam lâmpadas de LED, que podem durar até 50 mil horas e são capazes de fornecer potência de até 3.520 lumens. O sistema suporta ventos de até 140 quilômetros por hora e opera em temperaturas que variam de -30ºC a 40ºC. Mesmo que ele não esteja ligado à grade de energia, o equipamento pode ser controlado remotamente através de um “telegerenciamento”. Outro benefício é que, caso ele seja ligado ao sistema de gerenciamento municipal, a energia excedente pode ser utilizada para abastecer outras lâmpadas.
O sistema de alimentação é protegido por uma capa ultrafina para que o aparelho não seja danificado devido ao fato de ficar exposto a diversas condições climáticas.
A lâmpada ecológica está em fase de teste em algumas cidades dos Estados Unidos. O resultado, até então, foi positivo. Economiza energia e não emite nenhum tipo de gás, o que diminui os níveis de poluição do ar.
Lâmpadas de LED são mais eficientes e quase não produzem calor. Apesar de serem muito mais caras que os modelos tradicionais, as LEDs têm maior durabilidade.
Postagem: Bruno Lo Bianco Fonte: CicloVivo
segunda-feira, 25 de junho de 2012
ENERGIA VITAL E SUA RELAÇÃO COM O SER HUMANO
ENERGIA VITAL é aquela que dá origem e mantém o ser humano em contato com a vida e sua natureza. Genericamente, suas características são preservação e conservação da vida, com capacidade de submeter as substâncias materiais às suas leis. Tem um nível de equilíbrio muito sensível e suscetível, à influência dinâmica do seu meio ambiente.
Esse designativo, ao atravessar os tempos, tornou-se uma expressão com força substantiva. Contudo, no aspecto semântico, ele irá continuar como um designativo, tão-somente, porque, tecnicamente, ENERGIA VITAL não é uma energia isolada, mas um conjunto de energias associadas para um só efeito ou objetivo, no caso, dar vida e manter a relação do ser humano com este planeta.
Assim, essencialmente, a expressão ENERGIA VITAL pode ser entendida como a reunião de três energias, a saber MAGNÉTICA, SOLAR E TELÚRICA , sendo que, em referência ao ser humano, na sua formação, existe uma quarta - a ENERGIA ESPIRITUAL .
Aliás, na teoria do vitalismo é preconizado “que os seres vivos possuem uma força particular, irredutível à físico-química, que dá origem aos fenômenos vitais”.
Particularizando esse conceito, certamente ele busca identificar a ENERGIA ESPIRITUAL , intrínseca à formação das estruturas humanas e responsável por toda parte vegetativa (inconsciente) do ser no processo encarnatório a que está biologicamente submetido.
Cada uma dessas energias tem uma função específica na formação e fixação do ser dentro do ecossistema dando-lhe sua característica diretamente relacionada com a intensidade de incidência, como veremos a seguir: A primeira força desse imprescindível conjunto é a ENERGIA MAGNÉTICA ,de absoluta predominância sobre tudo que existe no planeta.
Nada se forma ou se constitui na Terra, seja animal, vegetal ou mineral, que seja por ELA criado e sustentado. É a energia da relação sideral-planetária. Da mesma forma, temos a ENERGIA SOLAR, que completa a ação da ENERGIA MAGNÉTICA, tornando-se, assim, responsável pela ativação da vida de tudo que aqui existe e é determinante da formação e fixação, em nível protéico e mineral, de todos os seres vivos do planeta. Depois, aparece a terceira energia - a TELÚRICA . Essa energia responsabiliza-se pelo suporte e manutenção de toda vida orgânica planetária: alimenta e realiza todas as funções do solo no ecossistema. Como foi declinado, existe uma quarta energia - a ESPIRITUAL intrínseca e elo de permanência e continuação do ser humano no planeta.
A ENERGIA ESPIRITUAL é que determinará o seu natural tempo de vida, destinando-se a realizar as funções designadas como vegetativas. Durante a existência do ser , ajusta-se à ENERGIA MAGNÉTICA e as duas realizam funções correlatas - a espiritual atuando na parte interna do ser (ativação orgânica/vegetativa) e a magnética, na manutenção estrutural dos campos, por ela formados, denominados “matéria”, estabelecendo com a solar seu dinamismo.
Formado pela ENERGIA MAGNÉTICA , consolidado pela ENERGIA SOLAR, alimentado pela ENERGIA TELÚRICA e animado pela ENERGIA ESPIRITUAL , o Ser Humano, dotado de inteligência, irá determinando suas necessidades físico-orgânicas de acordo com suas próprias imposições mental-social-culturais.
Essa, é a primeira visão do Ser Humano em relação à ENERGIA VITAL.
Na cromoterapia, o trabalho de reposição das Energias Espirituais e Magnéticas, é feito na prática, pela realimentação dos campos energéticos da aura (vibratório, repercussão mental e aura espiritual), ajuste de corpos e chackras. Normalmente, esse trabalho está incluído no que chamamos de “básico completo”, onde buscamos a união espiritual e magnética, que trará de volta o equilíbrio energético.
A parte mais afetada do ser humano, quando existe o desequilíbrio magnético-espiritual, é justamente o sistema nervoso, gerador de males físicos, dificilmente constatados em primeira instância pela medicina convencional. Define-se um ser equilibrado, como aquele que pode unir os fatores energéticos, proporcionalmente, em relações mentais, espirituais e físicas. É o princípio gerador, no aspecto físico, que se relacionará sempre pela passagem energética através do chackra básico, cuja função mantém e alimenta toda estrutura física.
Postagem: Bruno Lo Bianco
sábado, 23 de junho de 2012
Reciclados que realmente usaríamos
Mesa de centro elaborada com fitas de vídeo
Sabe aquelas fitas de vhs que voce já falou que ia jogar fora e nunca joga ?
Pois se ainda nao jogou, nao jogue !!! O nosso blog traz mais uma soluçao ecológica para que este lixo se transforme em algo que além de ser de muita serventia poderá dar um toque de modernidade e individualidade na decoraçao de sua casa ou escritório.
Você vai precisar de:
- Fitas VHS
- Spray na cor desejada
- Cola instantânea araldite
- Rodinhas de ferro
Pegue todas as fitas que você iria jogar fora, nessa etapa, vale até pedir para amigos mais fitas disponíveis.Junte todas as fitas e monte a estrutura da mesa idealizada.Quando a estrutura estiver certa, começa a colar uma fita na outra.Com mais fitas, faça uma estrutura reta, essa será a parte de cima que dará estabilidade para a mesa.
Depois que a cola secar e a estrutura estiver bem firme, passe spray para pintar.Se você não quiser que a mesa seja branca, logo depois que o spray secar pinte com a cor desejada.
Voce poderá decorar o tampo da mesa da maneira desejada e poderá também pedir ao vidraceiro que corte um vidro no tamanho do tampo para apoiar encima.
Fixe as quatro rodinhas com araldite na parte debaixo da estrutura deixando-as livre para que possam girar.
O resultado fica bonito e funcional, além de super moderno!
É uma forma simples e divertida de reciclar materiais.
Postado por Bruno Lo Bianco
sexta-feira, 22 de junho de 2012
O quintal da nossa casa.
Ultimamente o mundo anda falando muito em ecologia, sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente e etc. Tudo isso para manter a integridade do planeta onde vivemos. Estamos alcançando um novo pensamento e apesar de ainda estar engatinhando, este pensamento cresce muito mais rápido do que imaginávamos. Confesso que fico muito feliz e me entusiasmo muito com esta evolução coletiva e que pela primeira vez começo a acreditar que o ser humano pode ser capaz de fazer a diferença.
Por isso criei esta coluna que toda semana vai trazer fotos de paisagens lindíssimas do planeta terra. A natureza em seu estado mais puro nos estonteando e impressionando com a sua beleza incrível que acaba conscientizando ainda mais as cabeças cujo os olhos contemplam tais imagens!
CLIQUE NAS IMAGENS PARA EXIBIÇÃO
Postagem: Bruno Lo Bianco
Por isso criei esta coluna que toda semana vai trazer fotos de paisagens lindíssimas do planeta terra. A natureza em seu estado mais puro nos estonteando e impressionando com a sua beleza incrível que acaba conscientizando ainda mais as cabeças cujo os olhos contemplam tais imagens!
CLIQUE NAS IMAGENS PARA EXIBIÇÃO
Bonito |
Zurich |
Aspen |
Caribe |
california |
quinta-feira, 21 de junho de 2012
GAM leva o case Nova Friburgo para a Cúpula dos Povos da Rio+20
Na última sexta-feira 15, aconteceu a abertura oficial da Cúpula dos Povos, evento
organizado pela sociedade civil global formado por mais de 50 redes nacionais e
internacionais, que ecorre paralelo a Rio+20. Inspirada na experiência da ECO 92, o
evento surgiu como uma proposta alternativa a conferência oficial da ONU. Cerca de 30
mil pessoas devem passar diariamente pelas estruturas montadas no Parque do Aterro
do Flamengo que receberá organizações da sociedade civil e movimentos sociais e
populares de todo o mundo.
O case de Nova Friburgo, inscrito pelo GAM – Grupo Articulação dos Movimentos,
teve sua participação confirmada por se enquadrar em um dos três eixos da Cúpula.
Formado por cidadãos comuns, movimentos sociais surgidos através da internet e
instituições outras, desde agosto de 2011, o grupo tem por objetivo articular e viabilizar
as diversas iniciativas em prol do interesse público da cidade, somando forças e
estimulando uma reconstrução modelo no país, com base em novos vieses sociais,
ambientais, econômicos e, principalmente, focada no estímulo à participação cidadã.
Durante a Cúpula, participantes do GAM irão apresentaram uma retrospectiva dos
acontecimentos que marcaram a história do município, tendo como ponto de partida a
ocorrência da maior catástrofe climática da história do Brasil em janeiro de 2011, o
panorama ambiental local antes e depois da tragédia, as subsequentes articulações via
redes sociais da internet, o início das mobilizações populares e o surgimento de ideias e
projetos focados no estímulo à cidadania e, consequentemente à meta de tornar a cidade
social e economicamente mais justa, mais acolhedora e plenamente sustentável, em
consonância com os desafios do século XXI.
Dentre as iniciativas e projetos que foram apresentados estão o surgimento do
Movimento Absurdo como vanguarda em termos de organização popular de forma
virtual, do Movimento Nova Friburgo em Transição (Transition Towns), as
experiências das ONGs Eccosocial da Região Serrana e Diálogo, o PESC (Plano de
Emergência da Sociedade Civil), o projeto piloto da construção de um eco bairro e o
“Conexão Terra”, este último tendo nascido com o propósito de promover o sentido de
cidadania através do compartilhamento de conhecimentos, ideias e vivências que
estimulem mudanças de atitudes e revisão de paradigmas, como ocorreu após as chuvas
do ano passado.
Além de divulgar as movimentações sociais, ambientais e populares iniciados no ano
passado, o GAM pretende estabelecer contatos e parcerias que possam ajudar na
realização dos objetivos propostos pelo grupo. A “Apresentação do case Nova
Friburgo” ocorreu no domingo, 17 de junho, das 11h30m às 13h30m, na Tenda no 21
– Margarida Alves, no Aterro do Flamengo. O evento foi aberto ao público.
A apresentaçao foi um verdadeiro sucesso e nós daqui de Friburgo estamos esperando ansiosos o retorno do gam para saber quais foramos resultados de parceria para os projetos apresentados.
terça-feira, 19 de junho de 2012
Tecnologia VERDE
Barraca equipada com energia solar
Ela criou um conceito inovador de barracas, que é baseado em idéias de aproveitar a luz solar eo uso da energia solar para uso e conexão dos dispositivos modernos com ela.
Parece ficção científica, no entanto, esta ideia combina muitas coisas ao mesmo tempo, é uma barraca que tem o seu revestimento de um tecido especial com um moderno sistema concebido pela Shell Solar que é capaz captar a energia solar para produzir electricidade para dentro da barraca e assim recarregar aparelhos eletronicos economizando o uso de pilhas e cobustíveis usados nos mesmos.
Esta barraca possui um controle central sem fio que exibe a energia gerada e consumida, além de fornecer acesso sem fio à internet. Todas as informações são exibidas em uma tela de LCD sensível ao toque. Além disso, esta tenda tem capacidade para iluminar no escuro, o tecido do teto fosforescente permite a refracção dos painéis luminosos para que possamos identificar a barraca a distância, tem a tecnologia usada no metrô de Londres, que permite que pessoas com um código de barras liberem o seu funcionamento.
Esta tenda estará disponível para o público que acampará no próximo festival ao ar livre Glanstboury na Inglaterra, que é realizado todos os anos em homenagem à música e ecologia, e foi concebido pela tecnologia da empresa de telefonia Orange global, que este ano será o patrocinador do 11 º aniversário do festival, e encontra assim. uma maneira de agradecer o público presente festival ano após ano.
Postagem: Bruno Lo Bianco
domingo, 17 de junho de 2012
Gastronomia natural
Suflê de Espinafre (sem ovos)
Queridos leitores, trazemos hoje uma receita que vai incrementar o seu paladar. Um prato tradicional e bem natural que mantém a textura do suflê descartando o peso do ovo. Para acompanhar, um salteado de cogumelos ao alho e uma salada verde caem bem. O vinho é tinto!!!
Como todas as receitas que postamos aqui, esperamos que esta seja mais um sucesso e que todos possam se deliciar com mais este prato.
Ingredientes:
- 2 molhos
de espinafre;
- 2 espigas de milho;
- Temperos: salsinha, cebola e outros (à gosto);
- Queijo ralado;
- Sal marinho natural;
- 10 colheres de sopa com óleo de milho, de girassol ou outros;
- Aproximadamente 1 copo (250 ml) com farinha integral (fina);
- Aproximadamente 1 copo (250 ml) com água.
- 2 espigas de milho;
- Temperos: salsinha, cebola e outros (à gosto);
- Queijo ralado;
- Sal marinho natural;
- 10 colheres de sopa com óleo de milho, de girassol ou outros;
- Aproximadamente 1 copo (250 ml) com farinha integral (fina);
- Aproximadamente 1 copo (250 ml) com água.
Modo de Preparo:
- Colocar as folhas de espinafre dentro de uma
panela com água
já fervente;
- Desligar o fogo 1 minuto após a água começar a ferver novamente;
- Escorrer bem o espinafre cozido;
- Picar bem o espinafre;
- Cozinhar o milho;
- Ralar o milho;
- Picar bem os temperos (à gosto);
- Misturar o espinafre, o milho, os temperos, o sal marinho natural (à gosto), o queijo ralado, o óleo, e a farinha integral;
- Acrescentar água aos poucos até ficar com consistência cremosa;
- Untar o tabuleiro com óleo e polvilhar este com farinha;
- Colocar a massa dentro do tabuleiro;
- Cozinhar em forno bem quente durante aproximadamente 35 minutos.
- Desligar o fogo 1 minuto após a água começar a ferver novamente;
- Escorrer bem o espinafre cozido;
- Picar bem o espinafre;
- Cozinhar o milho;
- Ralar o milho;
- Picar bem os temperos (à gosto);
- Misturar o espinafre, o milho, os temperos, o sal marinho natural (à gosto), o queijo ralado, o óleo, e a farinha integral;
- Acrescentar água aos poucos até ficar com consistência cremosa;
- Untar o tabuleiro com óleo e polvilhar este com farinha;
- Colocar a massa dentro do tabuleiro;
- Cozinhar em forno bem quente durante aproximadamente 35 minutos.
BOM APETITE !!!
Postagem: Bruno Lo Bianco
sábado, 16 de junho de 2012
Reciclados que realmente usaríamos
Tapete de rolhas de vinho para banheiro
Uma peça bem bacana, de bom gosto e para banheiros com tons sobrios, associado ao verde das plantas ganha ainda mais charme, deixando ao banheiro um visual diferente e autentico.
Uma peça muito fácil de fazer e muito barata também. Prove voce mesmo como é fácil fazê-lo !!!
Materiais:
- Rolhas de vinho
- Tecido
- Cola de sapateiro
- Tesoura
- Faca
Como Fazer :
Com uma tesoura corte um pedaço de tecido no tamanho que voce imagina para o tapete, pois o usaremos como base do tapete.
Corte as rolhas ao meio
Passe cola de sapateiro nas bases das rolhas cortadas e por partes no tecido. (A cola de sapateiro é um adesivo de contato, portatnto tem que deixá la secar até dar liga, para depois juntar as duas partes.)
Alternar as rolhas de duas em duas vertical/horizontal também dá um efeito legal !
Deixe secar por 24h e está pronto!!!
Entao é isso, mais uma boa peça para nossa casa, um tapete realmente bonito que vai fazer muita diferença no banheiro e nenhuma no bolso. Uma peça feita com materiais reciclados que enganam a visao de muitos trazendo um ar individual, rústico e de bom gosto.
Postagem: Bruno Lo Bianco
quarta-feira, 13 de junho de 2012
VETIVER - Uma planta, muitas soluçoes.
Olhando para esta planta pensamos que ela é simplesmente uma moita de capim ou um arbusto de um mato qualquer... Pois é, mas na verdade estamos diante de grandes soluçoes para muitos problemas. O Vetiver é uma planta extraordinária, se adapta a praticamente todos os tipos de solo, resiste e cresce em solos pobres e contaminados, sobrevive e se desenvolve em pHs de
3 a 12, tolera temperaturas que vão desde -10°C até +50ºC, regimes de chuvas desde 300mm até 5000mm/ano, rebrota após queimadas, alagamentos e soterramentos, não se propaga, pois não tem sementes férteis. Só se multiplica por mudas. Esta é uma grande vantagem pois voce pode empregar o Vetiver em sua propriedade sem que ele se alastre.
Forma barreiras naturais eficientes que agem na contenção de encostas e controle de erosão. Suas raizes crescem até 5m de profundidade na vertical sem competir com outras plantas impedindo o movimento do solo.
Na superficie, suas hastes funcionam como
filtro deixam passar a água diminuindo sua
velocidade e retém os sedimentos.
Contenção de encostas e taludes de corte, onde "prega" o solo superficial instável ao solo mais profundo e estável, com seu impressionante sistema de raizes que chegam a 5m de profundidade na vertical. Suas hastes firmes forma uma barreira na superficie, diminuindo a força das enxurradas.
Encostas
(clique nas imagens)
Despolui aguas inclusive esgoto doméstico e recupera solos contaminados, até mesmo com metais pesados. Suas raizes fixam nitratos, fosfatos, metais e outros poluentes que são absorvidos pela planta e eliminados posteriormente através da transpiração das folhas. A eficiência na despoluição de aguas pode chegar até 95%.
(Exemplo despoluiçao de águas - clique na imagem)
Com sua palha e raízes faz-se artesanato e móveis. Com suas raizes destila-se o oleo essencial, base da industria de perfume.
Ao ser aplicado em comunidades carentes em áreas de risco, o Vetiver pode ser gerador de renda em pouco tempo para a comunidade beneficiada.
(Artesanato e óleo essencial clique nas imagens)
Em áreas agricolas é indicado para proteção do solo contra erosão. Reestrutura o solo e revitaliza
nutrientes através do remanejamento da água no subsolo levando ao aumento de produtividade.
(Vetiver na agricultura - clique na imagem)
Postado por: Bruno Lo Bianco
terça-feira, 12 de junho de 2012
domingo, 10 de junho de 2012
Horta ou jardim vertical elaborada com cano ou calha em pvc
Estes dias eu estava olhando para um canto de minha casa que poderia caber uma hortinha, e confesso que quando eu vi estas fotos eu aumentei em até cinco vezes o tamanho do espaço de terra para o meu pequeno cultivo. E também lembrei ao mesmo tempo de que sempre que passamos por restos de entulho de uma obra existem canos e calhas dispensados que podemos usar tranquilamente.
Um espaço bem aproveitado é aonde transformamos o pouco em muito. Podemos obter verduras orgânicas de alta qualidade e sabor em nossa mesa com pouco investimento do bolso e alto investimento em vitaminas e sais minerais.
Alface, cebolinha, salsa, pimenta, oregano, couve, alface roxa, rúcula, tomilho, mostarda, almeirao, serralha entre outras verduras podemos fazer chover na nossa horta!!!
Este projeto apresentado nas fotos, é de uma horta de três andares, porém podemos trabalhar com menos ou mais andares dependendo do espaço e altura que dispomos para a instalaçao do equipamento. Precisando aumentar ou diminuir a quantidades de andares é só retirar ou adicionar as peças pertinentes.
Podemos trabalhar também como um jardim vertical, plantas e flores com as suas cores acentuadas darao um clima de natureza. Margaridas, geranios, bromélias, orquídeas e afins contribuindo para o visual, o alto atral e a terapia de cuidar das plantas. Muitas pessoas acabam mesclando os andares entre horta e jardim.
Materiais:
03 pedaços de calha ou cano cortado ao meio 1,50m, 2,00m ou 2,50m ( Cano ou calha mínimo de 90mm.)
03 suportes de cano divididos ao meio (Pertinente a largura do cano.)
Cabo de aço ou corda de varal
12 fechos de parafuso para cabo de aço (Pertinente a espessura do cabo.)
6 meia tampas de calha ou 3 tampas de cano cortados ao meio
Montagem:
Medir a extensao da calha ou cano em tres partes (os 02 suportes tem que estar divididos entre a extensao da calha ou cano para suportar a terra que exercerá peso depois de pronto.)
Em calhas ou canos maiores que 2,50m usar tres suportes divididos afim que aguente o peso da terra.
Chumbar o cabo de aço ou corda ao teto (na medida dividida certa) com um parafuso ou gancho s10
Faça furos embaixo das calhas ou canos afim de que a agua da rega escorra.
Passar o cabo de aço ou corda pelos buracos dos suportes fechando justo embaixo com o fecho de parafuso para dar sustentaçao ao cano ou calha. Apoiar a calha ou cano encima dos suportes para que em seguida se encha de terra.
Deixe um espaço (já medido e dividido entre os andares) de cabo de aço ou corda e prenda mais um par de suportes para o próximo andar
Dobre o cabo de aço ou corda no finale prenda fechos de parafuso para assim finalizar a peça.
Encha as calhas ou canos de terra e comece o seu cultivo.
Peça finalizada ( calhas com 1,50m)
Postado por: Bruno Lo Bianco
Um espaço bem aproveitado é aonde transformamos o pouco em muito. Podemos obter verduras orgânicas de alta qualidade e sabor em nossa mesa com pouco investimento do bolso e alto investimento em vitaminas e sais minerais.
Alface, cebolinha, salsa, pimenta, oregano, couve, alface roxa, rúcula, tomilho, mostarda, almeirao, serralha entre outras verduras podemos fazer chover na nossa horta!!!
Este projeto apresentado nas fotos, é de uma horta de três andares, porém podemos trabalhar com menos ou mais andares dependendo do espaço e altura que dispomos para a instalaçao do equipamento. Precisando aumentar ou diminuir a quantidades de andares é só retirar ou adicionar as peças pertinentes.
Podemos trabalhar também como um jardim vertical, plantas e flores com as suas cores acentuadas darao um clima de natureza. Margaridas, geranios, bromélias, orquídeas e afins contribuindo para o visual, o alto atral e a terapia de cuidar das plantas. Muitas pessoas acabam mesclando os andares entre horta e jardim.
Materiais:
03 pedaços de calha ou cano cortado ao meio 1,50m, 2,00m ou 2,50m ( Cano ou calha mínimo de 90mm.)
03 suportes de cano divididos ao meio (Pertinente a largura do cano.)
Cabo de aço ou corda de varal
12 fechos de parafuso para cabo de aço (Pertinente a espessura do cabo.)
6 meia tampas de calha ou 3 tampas de cano cortados ao meio
Montagem:
Medir a extensao da calha ou cano em tres partes (os 02 suportes tem que estar divididos entre a extensao da calha ou cano para suportar a terra que exercerá peso depois de pronto.)
Em calhas ou canos maiores que 2,50m usar tres suportes divididos afim que aguente o peso da terra.
Chumbar o cabo de aço ou corda ao teto (na medida dividida certa) com um parafuso ou gancho s10
Faça furos embaixo das calhas ou canos afim de que a agua da rega escorra.
Deixe um espaço (já medido e dividido entre os andares) de cabo de aço ou corda e prenda mais um par de suportes para o próximo andar
Dobre o cabo de aço ou corda no finale prenda fechos de parafuso para assim finalizar a peça.
Encha as calhas ou canos de terra e comece o seu cultivo.
Peça finalizada ( calhas com 1,50m)
Postado por: Bruno Lo Bianco
sexta-feira, 8 de junho de 2012
Aquecedor de água solar elaborado com garrafas pet e tetra pack
Estamos nos tempos em que muito se fala sobre o aquecimento global, nosso planeta está realmente pedindo ajuda, para que tenha um futuro um pouco diferente
do previsto, se continuarmos poluindo, e desperdiçando alguns meios alternativos de energia, combustível, etc.Você pode fazer muitas coisas para colaborar com esta questão, só que, infelizmente alguns equipamentos como painéis solares, ou até mesmo um aquecedorsolar, comprados em alguma loja especializada, ainda custam muito caro.
O que você faz com o monte de garrafas pets e embalagens Tetra Pack que utiliza semanalmente?
A maioria é jogada nos lixos e depois encaminhada para os lixões que estão cada vez mais superlotados.
Preocupados com isso, a Casa Brasil Vidal Ramos um projeto que leva às comunidades computadores e conectividade, e privilegia, sobretudo, ações em tecnologias livres, desenvolveu um aquecedor de água muito criativo que utiliza essas embalagens e tubos PVC.
O aposentado José Alcindo, criador do projeto, fez uma ótima ação, patenteou essa idéia com o objetivo de que não pudesse ser comercializada, e disponibilizou o manual na internet para que qualquer pessoa pudesse copiar.
O Sr. Alcindo construiu um aquecedor em sua casa para abastecer dois banheiros e o custo total saiu apenas R$83,00. Além de barato, deixa a água bem quente e economiza até 50% de energia.
Maioria sabe, que o chuveiro, é um dos itens que mais consome energia em maioria das residências, ele é responsavél por quase 50% do consumo de energia.
Esses 50% de gasto com o chuveiro pode ser racionado apenas com o aquecedor solar, o que vai representar uma boa diferença nas contas do final do mês.
O manual disponível para download na internet é didático, e tem várias ilustrações para ficar ainda mais fácil de entender como o aquecedor funciona e como pode ser construído.
Que tal construir um na sua casa? Ou ainda melhor, chamar um grupo de amigos e construir em mutirão alguns para doar para quem não tem acesso a estas informações.
Vamos lá então, clique aqui e faça o download do manual em formato pdf.
Postado por Bruno Lo Bianco
Gastronomia natural
Um prato colorido e bem variado, que enche os olhos e é realmente muito saboroso e cheio de vitaminas, porém temos que tomar cuidado com os níveis de agrotóxico. Melhor se os vegetais forem todos orgânicos, mas se isso nao for possível tente comprar pelo menos o pimentao vermelho orgânico, pois o pimentao é o vegetal que traz o maior nivel de toxinas por conta da sua técnica de cultivo.
Wok de vegetais
Ingredientes- Cenouras medias 2
- Pimentao vermelho 1.
- Cebolas roxas médias 2
- Cogumelos paris 1/2 pct
- Ervilhas congeladas 1/2 pct
- Brócolis 1 peq
- Vagem redonda 200g
- Azeite
- Sal
- Orégano
- Pimenta do reino
- Cebolinha verde
Preparaçao
- Descascar, cortar e higienizar os vegetais
- Esquentar bem uma frigideira teflon funda e colocar duas boas colheradas de azeite. Em seguida ponha as cenouras e uma pitada de sal.
-Deixar cozinhar por quatro minutos.
-Incluir as cebolas, o pimentao, a ervilha e a vagem adicionando mais uma pitada de sal. Deixar cozinhando durante tres minutos mais.
- Colocamos entao o brócolis que já havia sido cortado em pedaços pequenos.
- Por fim colocamos os cogumelos adicionando junto uma pitada mais de sal, uma colherada de azeite e pimenta do reino a gosto.
- Os cogumelos soltarao água que logo se secará dando um pouco mais de tempo ao cozimento, entao é só deixar as verduras saltearem uns 2 ou 3 minutos mais mexendo sempre até apagar o fogo para entao adicionar o orégano e a cebolinha
- Servir bem quente. Sugestao para acompanhamento: Pao ou arroz integral, salada verde,tomates cherry, graos secos e entre outros...
Porçao para 3 pessoas.
Bruno Lo Bianco
Meditaçao luz violeta
Ideal para aumentar seu poder e força espiritual.Favorece a liberdade e tem o poder de transmutar o ódio em amorou transformar o negativo em positivo.Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Esta vela simboliza as manifestações psíquicas, cura, poder, sucesso idealismo, progresso, proteção, afastamento do mal, contato com entidades astrais, energia de Netuno..
Para compreender a maravilhosa ação da meditaçao, por meio da Chama Violeta, precisamos
entender um pouco do atual momento cósmico em que vivemos e também sobre a lei do Carma
A Chama Violeta é como uma poderosa vassoura cósmica que varre o lixo de nossas vidas passadas e presente, de nossas cidades, de nossa nação e do nosso planeta também. Queimando este lixo e transmutando-o em Luz; Luz que volta para o nosso Corpo Causal, aumentando, assim, a nossa riqueza espiritual.A Chama Violeta sendo uma ação do sétimo raio da consciência de Deus, um aspecto do Espírito Santo, é uma energia de alta freqüência vibratória que penetra no núcleo do átomo, atravessa nossas células, transmuta estados mentais e regenera células envelhecidas ou doentes.
Nos próximos posts tentarei relatar o atual momento cósmico que o universo vem fechando em mais um ciclo. Buscarei também as cores e os seus significados para que assim possamos entender todas as outras meditaçoes que ainda deixaremos aqui para que voces aproveitem do crescimento espiritual, relaçao com o planeta e a expansao do seu ser através das cores dentro do cosmos.
Bruno Lo Bianco
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Evoluçao ambiental através da música
Nos referimos aos músicos associados ao Reverb Rock, uma ONG criada en 2004 por Adam Garder (líder de Guster) e sua esposa Lauren Sullivan.
Em uma nota publicada pelo Ciudad.com, o casal ecologista explicou que sua funcão e aconselhar aos músicos para que suas atividades tenham um mínimo impacto sobre o meio ambiente.
Sua asessoria inclue a posibilidade de contratar empresas de energía renovável para a eletricidade dos concertos, usar biocombustiveis para se mudar de uma cidade a outra, baterias recargáveis nos equipamentos que as aceitem e servir comida orgânica nos caterings.
Todo o lixo produzido no festival é separado a cada noite para a reciclagem que muitas das vezes acontece ali mesmo.A organizaçao do festival recomenda para que as bandas passem informaçoes sobre as açoes realizadas pelas empresas envolvidas com questões ambientais.
Reverb Rock nasceu inspirada en Green Highway, um conceito desenrolado pela música e ativista Bonnie Raitt. Green Highway se soma a bandas em turnê e organiza
eco-villas nos conciertos, onde se mostran as últimas inovações para a proteção do meio ambiente.
Entre os músicos associados a Reverb Rock, se
encontram as bandas Red Hot Chili Peppers,
Sheryl Crow, Alanis Morissette, Dave Matthews
Band y Avril Lavigne
Depois desta iniciativa começaram a surgir diversos festivais de música ecológicos ao redor do mundo,
e nem todos eles de rock, diversos tipos de música
lançam festivais ecológicos espalhando através da
música a idéia de que precisamos preservar o planeta
e para que isto aconteça precisamos da uniao de todos !!!
Bruno Lo Bianco
Vídeos festival SWU
http://www.youtube.com/watch?v=-O5twdYz2tw&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=n1Ci2bsVTBY
Reciclados que realmente usaríamos
LUSTRE
* garrafas de vidro ou pet
* barbante
* alcool
* balde
* fio de luz
* tinta spray fosco
* lima de vidro
* lâmpada pequena
* bocal pequeno
* tesoura
* lixa em folha
Quando eu pensei nesta série de posts, pensei também que eu queria uma coisa diferente. Já estamos cansados de ver artefatos manofaturados compostos por material reciclável que NUNCA colocaríamos como um adorno em nossas casas.
Este será o primeiro post de muitos que virao por aí, trazendo boas idéias unidas ao bom gosto e funcionalidade nestas criaçoes recicladas. Peças que realmente usaríamos e que serao bem vindas para que possamos tanto usar quanto presentear amigos e família.
Hoje vamos ver um lustre que fica uma peça final de muito bom gosto para decorar uma sala por exemplo.
O corte da garrafa pet faremos com uma tesoura
O corte na garrafa de vidro se dá de acordo com o vídeo que segue abaixo. Voce poderá cortar a carrafa no sentido que quiser seguindo as instruçoes do vídeo.
( Vídeo de como cortar a garrafa de vidro) http://www.youtube.com/watch?v=JSUHjMOFdSc
Logo após o corte, limar e lixar as bordas das garrafas afim de que fiquem arredondados.
Pintar as garrafas com spray afim de dar um tom fosco e acertar a cor das garrafas.
Ligar o bocal ao fio, colocar a lampada e passar por dentro das garrafas trançando os fios até que chegem ao teto onde será ligado a força.
Juntando todos os materiais, este lustre que custaria uma média de R$ 300,00 em qualquer casa de iluminaçao, agora, na sua mao nao custará mais de 30 reais!!!
Uma peça de requinte e bom gosto deixando muito longe a sensaçao de ser uma peça feita co materiais reciclados. Espero que todos tenham gostado.
Deixe o seu comentário em relaçao a este post.
Bruno Lo Bianco
Assinar:
Postagens (Atom)