segunda-feira, 25 de junho de 2012

ENERGIA VITAL E SUA RELAÇÃO COM O SER HUMANO

                            

                                
ENERGIA VITAL é aquela que dá origem e mantém o ser humano em contato com a vida e sua natureza. Genericamente, suas características são preservação e conservação da vida, com capacidade de submeter as substâncias materiais às suas leis. Tem um nível de equilíbrio muito sensível e suscetível, à influência dinâmica do seu meio ambiente.
Esse designativo, ao atravessar os tempos, tornou-se uma expressão com força substantiva. Contudo, no aspecto semântico, ele irá continuar como um designativo, tão-somente, porque, tecnicamente, ENERGIA VITAL não é uma energia isolada, mas um conjunto de energias associadas para um só efeito ou objetivo, no caso, dar vida e manter a relação do ser humano com este planeta.
Assim, essencialmente, a expressão ENERGIA VITAL pode ser entendida como a reunião de três energias, a saber MAGNÉTICA, SOLAR E TELÚRICA , sendo que, em referência ao ser humano, na sua formação, existe uma quarta - a ENERGIA ESPIRITUAL .

Aliás, na teoria do vitalismo é preconizado “que os seres vivos possuem uma força particular, irredutível à físico-química, que dá origem aos fenômenos vitais”.
Particularizando esse conceito, certamente ele busca identificar a ENERGIA ESPIRITUAL , intrínseca à formação das estruturas humanas e responsável por toda parte vegetativa (inconsciente) do ser no processo encarnatório a que está biologicamente submetido.
 Cada uma dessas energias tem uma função específica na formação e fixação do ser dentro do ecossistema dando-lhe sua característica diretamente relacionada com a intensidade de incidência, como veremos a seguir: A primeira força desse imprescindível conjunto é a ENERGIA MAGNÉTICA ,de absoluta predominância sobre tudo que existe no planeta.

  Nada se forma ou se constitui na Terra, seja animal, vegetal ou mineral, que seja por ELA criado e sustentado. É a energia da relação sideral-planetária. Da mesma forma, temos a ENERGIA SOLAR, que completa a ação da ENERGIA MAGNÉTICA, tornando-se, assim, responsável pela ativação da vida de tudo que aqui existe e é determinante da formação e fixação, em nível protéico e mineral, de todos os seres vivos do planeta. Depois, aparece a terceira energia - a TELÚRICA . Essa energia responsabiliza-se pelo suporte e manutenção de toda vida orgânica planetária: alimenta e realiza todas as funções do solo no ecossistema. Como foi declinado, existe uma quarta energia - a ESPIRITUAL intrínseca e elo de permanência e continuação do ser humano no planeta.

A ENERGIA ESPIRITUAL é que determinará o seu natural tempo de vida, destinando-se a realizar as funções designadas como vegetativas. Durante a existência do ser , ajusta-se à ENERGIA MAGNÉTICA e as duas realizam funções correlatas - a espiritual atuando na parte interna do ser (ativação orgânica/vegetativa) e a magnética, na manutenção estrutural dos campos, por ela formados, denominados “matéria”, estabelecendo com a solar seu dinamismo.
Formado pela ENERGIA MAGNÉTICA , consolidado pela ENERGIA SOLAR, alimentado pela ENERGIA TELÚRICA e animado pela ENERGIA ESPIRITUAL , o Ser Humano, dotado de inteligência, irá determinando suas necessidades físico-orgânicas de acordo com suas próprias imposições mental-social-culturais.
Essa, é a primeira visão do Ser Humano em relação à ENERGIA VITAL.


Na cromoterapia, o trabalho de reposição das Energias Espirituais e Magnéticas, é feito na prática, pela realimentação dos campos energéticos da aura (vibratório, repercussão mental e aura espiritual), ajuste de corpos e chackras. Normalmente, esse trabalho está incluído no que chamamos de “básico completo”, onde buscamos a união espiritual e magnética, que trará de volta o equilíbrio energético.

A parte mais afetada do ser humano, quando existe o desequilíbrio magnético-espiritual, é justamente o sistema nervoso, gerador de males físicos, dificilmente constatados em primeira instância pela medicina convencional. Define-se um ser equilibrado, como aquele que pode unir os fatores energéticos, proporcionalmente, em relações mentais, espirituais e físicas. É o princípio gerador, no aspecto físico, que se relacionará sempre pela passagem energética através do chackra básico, cuja função mantém e alimenta toda estrutura física.

                                                                                                        Postagem:  Bruno Lo Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário