quarta-feira, 13 de junho de 2012

VETIVER - Uma planta, muitas soluçoes.


Olhando para esta planta pensamos que ela é simplesmente uma moita de capim ou um arbusto de um mato qualquer... Pois é, mas na verdade estamos diante de grandes soluçoes para muitos problemas. O Vetiver é uma planta extraordinária, se adapta a praticamente todos os tipos de solo, resiste e cresce em solos pobres e contaminados, sobrevive e se desenvolve em pHs de
3 a 12, tolera temperaturas que vão desde -10°C até +50ºC, regimes de chuvas desde 300mm até 5000mm/ano, rebrota após queimadas, alagamentos e soterramentos, não se propaga, pois não tem sementes férteis. Só se multiplica por mudas. Esta é uma grande vantagem pois voce pode empregar o Vetiver em sua propriedade sem que ele se alastre.
Forma barreiras naturais eficientes que agem na contenção de encostas e controle de erosão. Suas raizes crescem até 5m de profundidade na vertical sem competir com outras plantas impedindo o movimento do solo.
Na superficie, suas hastes funcionam como
filtro deixam passar a água diminuindo sua
velocidade e retém os sedimentos.
Contenção de encostas e taludes de corte, onde "prega" o solo superficial instável ao solo mais profundo e estável, com seu impressionante sistema de raizes que chegam a 5m de profundidade na vertical. Suas hastes firmes forma uma barreira na superficie, diminuindo a força das enxurradas.










                               
                         Encostas
                (clique nas imagens)



Despolui aguas inclusive esgoto doméstico e recupera solos contaminados, até mesmo com metais pesados. Suas raizes fixam nitratos, fosfatos, metais e outros poluentes que são absorvidos pela planta e eliminados posteriormente através da transpiração das folhas. A eficiência na despoluição de aguas pode chegar até 95%.

                                    (Exemplo despoluiçao de águas - clique na imagem)

 Com sua palha e raízes faz-se artesanato e móveis. Com suas raizes destila-se o oleo essencial, base da industria de perfume.
Ao ser aplicado em comunidades carentes em áreas de risco, o Vetiver pode ser gerador de renda em pouco tempo para a comunidade beneficiada.

















(Artesanato e óleo  essencial clique nas imagens)




Em áreas agricolas é indicado para proteção do solo contra erosão. Reestrutura o solo e revitaliza
nutrientes através do remanejamento da água no subsolo levando ao aumento de produtividade.

                                         (Vetiver na agricultura - clique na imagem)

                                                                               Postado por: Bruno Lo Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário