quarta-feira, 6 de junho de 2012

Sistemas de captaçao de agua da chuva


A água é realmente uma fonte da vida  e se nós pararmos para pensar, ela cai do céu e  pode ser reaproveitada por nós utilizando de forma mais consciente os recursos do planeta. Mas o ser humano moderno no sistema do captalismo selvagem sempre quer tirar vantagem de tudo. E é impressionante ver em um país como o Brasil, com recursos de água em abundância, no que o mercado do tratamento da água se transformou. Quanto se paga por um metro cúbico de água tratada em um grande centro urbano??? Realmente estao um verdadeiro absurdo os preços cobrados pelas consessionárias de aguas espalhadas pelo Brasil. A maioria dos casos a relaçao destas concessionárias  sempre tem um certo "conchavo" com políticos em gestao por contas de interesses monetários, de fiscalizaçao, exloraçao natural e política tarifária. Em  certas ocasioes em algumas cidades a administraçao dessas concessionárias estao nas maos de parentes de políticos em gestao ou de outrora..
Os sistemas de captaçao de água da chuva, sempre existiram desde que o ser humano endendeu que esta água poderia ser estocada e usada, o povo Maia e Azteca utilizaram muito esta engenharia que volta hoje para o homem moderno, como mais um recurso muito interessante em todos os aspectos que ele abrange. Na ECOLOGIA, pois o consumo de águas tratadas cai drasticamente nas cidades utilizando assim muito menos o recurso "água" do nosso planeta. Na ECONOMIA ao longo dos anos que este novo recurso proporcionará para a família que paga hoje em dia uma conta d´água "cheia" e após  implantar este sistema em seu imóvel terá o consumo de água reduzido em até 55%. NA LUTA contra os esquemas e contra os preços abusivos cobrados pelas concessionárias de água e esgoto em nosso país.
                                                                                                                           Bruno o Bianco

Nos esquemas abaixo entenderemos como funcionam alguns sistemas de captaçao de água da chuva desde os mais simples até os mais complexos. Para maior visualizaçao clique nas fotos.


A água captada será usada para:

-Alimentação de bacias sanitárias e mictórios
-Irrigação de jardins, pomares e outros cultivos
-Limpeza de pavimentos, paredes, pátios, peças e equipamentos industriais e veículos
-Reserva de incêndio
-Ar condicionado central ou sistemas de resfriamento
-Espelhos e fontes d`água
-Recarga de aquíferos
RESIDÊNCIAS
O sistema pode ser aplicado tanto em residências em construção, com rede hidráulica separada da rede de água potável da rua, e incluir o uso em descarga de banheiros e torneiras externas, como em casas já construídas. Não sendo possível mexer nas instalações existentes, é possível aproveitar a água de chuva externamente, para jardins, limpeza de pisos e calçadas, lavar carros, entre  outros usos.
CONDOMÍNIOS
Em condomínios, a água de chuva armazenada significa uma economia expressiva no gasto de água nas áreas comuns. Ela pode ser utilizada em lavagem das calçadas, do playground, de carros, na irrigação dos canteiros e jardins, na reserva de incêndio e até mesmo em banheiros das áreas comuns ou casa do zelador e portaria.


INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS, CORPORATIVAS OU EMPRESARIAIS
Em áreas de maior porte, aproveitar a água de chuva é unir os benefícios ecológicos aos econômicos. A água pode ser usada para um grande número de descargas de banheiros e mictórios, resfriar equipamentos e máquinas, em serviços de limpeza, no reservatório contra incêndio e irrigação de áreas verdes. Nos dias de chuva intensa, as cisternas podem funcionar como "buffers" (áreas de contenção), diminuindo ou até evitando alagamentos e a sobrecarga da rede pluvial.


                                                                                                          





Nenhum comentário:

Postar um comentário