terça-feira, 14 de agosto de 2012

Economizando o planeta

 
Dicas para economizar energia em sua casa.
 
Ar condicionado e Ventiladores - Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.Feche portas e janelas ao ligar o aparelho para evitar troca de calor, cortinas e persianas também devem ser fechadas, para evitar o calor do sol. Limpe os filtros periodicamente, pois a sujeira dificulta a passagem do ar e força o aparelho. Quando instalar o aparelho exposto aos raios solares instale uma proteção. Desligue o aparelho sempre que ficar muito tempo fora do ambiente refrigerado. Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente. Regule o termostato para evitar o frio excessivo.
 
Geladeira e Freezer - Sempre que possível retire de uma vez só todos os alimentos que vai usar. Assim não é preciso ficar abrindo e fechando a porta, nem deixa-la aberta por muito tempo. Mantenha a borracha de vedação em bom estado, para não escapar o ar frio. Para verificar se a borracha está em boas condições faça o seguinte teste: ponha uma folha de papel encostada no batente do aparelho e feche a porta; puxe a folha; se ela deslizar facilmente é indício de que a borracha não está garantindo a vedação. Faça o teste por toda a volta da porta. Não coloque em seu interior alimentos ainda quentes, nem líquidos em recipientes sem tampas. Não use a parte traseira dos aparelhos para secar roupas, panos, tênis, etc. Mantenha limpas as serpentinas. Instale sua geladeira em local ventilado, fora do alcance dos raios solares, fogão e distante de fontes de calor, deixando um espaço mínimo de 15 centímetros dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer, no caso de instalação entre armários e paredes.
Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação do ar. Não desligue sua geladeira e/ou freezer a noite para liga-los na manhã seguinte.
 
Faça o degelo quando a camada de gelo atingir a espessura de aproximadamente, 1cm. No inverno, regule o termostato para uma posição de frio não muito intenso. Durante ausências
prolongadas, esvazie a geladeira ou freezer e desligue o aparelho da tomada.
 
Televisão - Não deixe a tv ligada quando você não estiver assistindo. Evite dormir com a tv ligada. Os aparelhos mais modernos consomem menos energia. Dê preferência a aparelhos que possuam timer (função para desligamento automático).
 
Chuveiro Elétrico - Evite banhos demorados. Desligue o chuveiro quando se ensaboar. Procure sempre manter a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Conserve limpos os orifício de passagem da água. O ideal é evitar o seu uso nos horários de maior consumo de energia. ( das 17 ás 22 horas ). Não reaproveite uma resistência queimada, isso aumenta o consumo e é perigoso.
 
Ferro Elétrico - Evite ligar o ferro nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
Espere acumular uma razoável quantidade de roupa e passe de uma vez só. Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido. Regule a temperatura no caso de ferros automáticos. Passe primeiro as roupas que necessitem de temperaturas mais baixas.
 
Máquina de lavar roupas, louças e secadoras - Use a maquina só depois de ter juntado a quantidade de roupa da capacidade máxima da máquina indicada pelo fabricante. Limpe com freqüência o filtro das lavadoras de roupas e louças. Utilize a quantidade correta de sabão ou detergente para não ter que enxaguar novamente.
 
Iluminação - Use lâmpadas adequadas a cada tipo de ambiente. Excesso ou falta de luminosidade prejudica a visão. Prefira não acender lâmpadas durante o dia e prefira a iluminação natural.
Abra bem as janelas, persianas, e cortinas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. Pinte de cores claras as paredes internas e o teto, que refletem melhor a luz diminuindo a iluminação artificial. Dê preferência nas lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço, garagem ou qualquer outro local que fique com elas duram até 10 vezes mais. Use iluminação direta para leitura, trabalhos manuais etc.
  Outros cuidados - Não deixe que existam em sua casa fios mal emendados, desencapados ou mal isolados. Use fios de diâmetro correto para cada finalidade e não emende fios de espessuras diferentes.
 
 
Sempre que puder evite usar aparelhos eletrônicos no horário de ponta do setor elétrico, das 17 ás 22 horas. Quando sair em viagem longa desligue a chave geral da casa.
O consumo de alguns eletrodomésticos, como freezer, geladeira e aparelhos de ar condicionado são medidos todos anos por um centro de pesquisas do governo. Os campeões de economia nas suas respectivas categorias ganham o selo do Procel de Economia de Energia. Na hora da compra, de preferência a esses modelos.
                                                                                  Postagem: Bruno Lo Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário