sexta-feira, 20 de julho de 2012

Respiração, mantra, meditação e equilibrio


Num mundo onde o estresse quotidiano encontra-se sempre elevado, todos nós precisamos ne métodos práticos de momentos para lidar com o bombardeio de estímulos que vêm sobre nós. Todos nos dizem para deixar as coisas correrem, mas não nos dão qualquer pista sobre a melhor maneira de nos treinarmos para fazê-lo. Todos nós precisamos aprender como usar a respiração para meditar e aliviar o estresse.
Uma das melhores maneiras de lidar com o estresse é saber como trazer a sua percepção para a sua respiração, o que pode ser feito aprendendo-se como meditar. A mera observação e consciência de uma única inalação e uma única exalação, um ciclo completo de respiração, pode fazer milagres para aliviar o estresse. Isto pode soar ridiculamente fácil e simplista, mas em muitas ocasiões esta simples meditação tem tirou-me de situações negras.

Coloque-se em uma posição confortável.
 A melhor maneira de iniciar qualquer exercício
de conscientização da respiração é deitar-se no chão, sobre as costas. Suas pernas devem permanecer retas, separadas cerca de quinze centímetros, com os pés voltados para fora e completamente relaxadas. Seus braços devem estar retos, com as mãos cerca de quinze centímetros distantes de seu quadril, palmas das mãos viradas para cima. Se esta posição é desconfortável ou doloroso para sua parte inferior das costas, coloque um cobertor enrolado embaixo dos joelhos.

Conduza a sua atenção através de todo o corpo. Primeiro apenas examine seu corpo, dos pés à cabeça, e sinta cada parte de você mesmo relaxar profundamente. Deixe cada parte do corpo ser completamente suportada pela terra. Especialmente relaxe o rosto e os órgãos sensoriais. Comece a concentrar-se na respiração. Neste estado profundo de relaxamento, comece a notar a sua respiração. A prática principal é trazer continuamente a sua atenção de volta à respiração. Utilize o mantra So Ham junto com a respiração, ao isnpirar mentalize a palavra So extentendo o som enquanto enche os pulmões de ar e quando expirar mentalize a palavra Ham extendo o seu som até que seus pulmões esvaziem.

 Estenda a pausa ao final da exalação. Durante pelo menos 10 minutos, complete as exalações e estenda ligeiramente a pausa natural ao final das exalações por um ou dois segundos. Se, a qualquer momento, este exercício trouxer tensão, apenas volte a examinar seu corpo e observar qualquer parte no corpo que esteja tensa ou inquieta.
Conduzindo a prática ao seu final. Depois de 10-15 minutos desta prática respiratória, volte à respiração normal sem qualquer manipulação.



Volte ao simples relaxamento consciente durante cerca de cinco minutos. Dobre as pernas e role para o seu lado direito e, em seguida, use as mãos e os braços para empurrar o torso até estar sentado. Este simples exercício respiratório irá ajudá-lo a tornar-se mais consciente de sua respiração durante todo o dia. Sua respiração é sempre no momento presente, por isso, observar sua respiração trará você para o aqui e agora. Especialmente quando você estiver irritado ou zangado, retornar para a respiração se tornará um santuário, o olho do furacão.

Outras dicas:

 Durante o dia, escolha alguma coisa para, naquele dia, lembrá-lo de voltar à respiração. Às vezes eu uso algo irritante como o toque dos celulares para lembrar-me de ter uma respiração consciente. Durante todo o dia, quando ouço um telefone celular sou lembrado de voltar para minha respiração. Isto me centra, e devolve-me ao equilíbrio, mesmo que seja só por um
 segundo. Pouco a pouco esses segundos reúnem-se em algo significativo e, ao final do dia, eu tive sucesso em me manter livre de muito estresse.

Concentração adicional durante a prática respiratória. Você pode ampliar ainda mais os efeitos deste trabalho de respiração, visualizando que está recebendo uma luz dourada sempre que inalar, e que se torna extraordinariamente mais leve a cada vez que exala. Além disso, relaxe o pescoço e a cabeça enquanto inala e alongue o seu corpo enquanto exala. A sua inalação pode absorver todas as vibrações do momento presente, enquanto a sua exalação pode retornar você a um profundo silêncio. A sua respiração é um dos seus instrumentos mais poderosos na realização e manutenção da paz; ela é, de longe, uma das melhores técnicas de gerenciamento do estresse. Saiba como utilizar este aliado através de atenção diária a sua respiração. Faça-o lentamente, e seja consistente em suas observações e experiências com a sua respiração. Leva muitos anos para aprender a linguagem da sua respiração, mas depois de alguma maestria você vai ver que a respiração é a governante da mente e do corpo.


                                               Postado por Bruno Lo Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário