sábado, 28 de julho de 2012

Tecnologia a serviço do bem

      
         Computadores são carregados com água e luz solar.

Tecnologia e sustentabilidade têm caminhado de mãos dadas muitas vezes. Juntas, nos  proporcionam invenções que não só visam inovar, mas que também assumem um compromisso verdadeiro com a conservação da natureza. A mais nova dessas invenções tornará o dia a dia de milhões de pessoas muito mais ecológico, afinal é até agora a versão mais sustentável de algo que muitos já não podem viver sem: o notebook.
Os designers Seunggi Baek e HyerimKimThe projetaram um computador que funciona a base de água e energia solar. O sistema energético do aparelho é inspirado na folha de bambu, procurando imitar a habilidade desenvolvida da planta de absorver água da natureza e transformá-la em energia. Por isso, a invenção ganhou o nome de Plantbook. Para carregar a bateria, é preciso posicioná-la em um recipiente com água. Sua forma de tubo facilita o processo, uma vez que um simples copo pode servir de reservatório.
A energia desse conceitual notebook é gerada da seguinte forma: quando o tubo é mergulhado no recipiente, ele passa a absorver água regularmente, provocando eletrólise em uma placa de aquecimento solar (fotovoltaica) instalada no topo do tubo. No processo, os hidrogênios são usados para carregar o computador e o oxigênio é descartado. Quando carregada integralmente, a folha de silicone instalada na ponta da bateria, acende, indicando que o notebook está pronto para o uso. Simples e ousado, não?



                                                                                                   Postagem Bruno Lo Bianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário