domingo, 3 de fevereiro de 2013

A reciclagem do lixo eletrônico


Reciclagem eletrônica


A partir da Revolução industrial e principalmente nas últimas décadas a produção de produtos descartáveis e embalagens aumentou significativamente. Consequentemente, a produção de lixo também aumentou. E uma solução para o excesso de lixo é a reciclagem.

Mas por que reciclar? A explicação é simples. Reciclando transformamos materiais usados em novos produtos, reduzimos a quantidade de resíduos que seria lançada na natureza e em aterros, poupamos matérias-primas que muitas vezes são oriundas de recursos não renováveis, e energia. Além disso, estão sendo gerados muitos empregos, principalmente nas grandes cidades onde existem cooperativas de catadores.

Vale ressaltar aqui que o consumidor tem um papel muito importante no processo, pois são eles que separam o que vai e o que não vai para a reciclagem. Sendo assim, devemos saber que os materiais recicláveis são classificados por tipo (plástico, vidro, papel, alumínio, ferro, orgânico e outros) e devem ser descartados em lixos com cores específicas.Bom, você pode até saber separar o lixo corretamente, mas o que faz com os celulares, computador, videogame, rádio, players de música, impressoras, televisor, lâmpadas, secador de cabelo, microondas, entre outros itens que estragaram e foram substituídos? Guarda esse lixo eletrônico em um canto da casa e não sabe o que fazer com ele não é?



Primeiramente, é importante saber que o lixo eletrônico contém metais pesados, como chumbo, mercúrio e cádmio. E esses produtos químicos podem provocar contaminação da água e solo, além de prejudicar a saúde das pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.

O que podemos fazer então?

O correto é fazer o descarte do lixo eletrônico em locais apropriados. Como, por exemplo, em empresas, cooperativas e ONGs que atuam na área da reciclagem. Já os celulares e suas respectivas baterias, podem ser entregues nas empresas de telefonia celular, pois elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente. Além disso, também podemos doar aparelhos em boas condições para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital, ajudando assim pessoas que precisam.

Portanto, sempre devemos separar o lixo corretamente e reciclar ou reutilizar os aparelhos eletrônicos, pois assim como consumidores estaremos fazendo nossa parte. Afinal, segundo um dado da ONU, se ninguém fizer nada, há uma previsão que em 2015 o mundo esteja produzindo em torno de 150 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. Imagine só como o nosso planeta vai ficar.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Sorteio conjunto de garrafas decorativas elaboradas com material reciclado !!!

Conjunto com 06 garrafas.  Sorteio dia 25/02/13 !!!

QUERIDOS LEITORES,

O nosso blog está sorteando um conjunto de garrafas decorativas totalmente recicladas e para participar do sorteio que acontecerá no dia 25/02 voce terá que dar dois passos muito fáceis:

1 - Inscreva o seu e-mail no quadro ao lado.
2 - Compartilhe nossa promoção em qualquer das redes sociais integradas ao Blogger, Facebook, Orkut, Twiter ou G+1

Lembrando que quanto mais compartilhamentos, mais chances de ganhar !!!
Não importa em que parte do Brasil você esteja, pois o frete do nosso brinde é totalmente grátis.

BOA SORTE !!!