segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Reciclados que realmente usaríamos

 
Revisteiro feito com papelao, jornal e folha de seda reciclado
 
Papelao e jornal nós costumamos ver aos montes por aí jogado. Acho até que seria os materiais recicláveis mais fáceis de encontrar. Qualquer loja de sapatos jà teria o papelao, o jornal e a folha de seda.
Esse revisteiro é demais!!! E já vi em muitas lojas de decoração por uma fortuna!!!
Com os materiais certos você poderá fazer um revisteiro muito elegante com aspecto de couro
 

Você precisa de:

Papelao acartonado bem firme
Estilete
Régua
Cola vinílica
Papel de jornal
Papel de seda
Tinta acrílica cor terra
Betume da Judéia
4 Canos rosqueados
4 Canos metálicos
8Arruelas
8 Porcas cegas












Passos:


1

Com o estilete e a régua, corte o papelao da maneira indicada.

2

Coloque o papelao cortado sobre a mesa de trabalho, afastando 1 cm as duas partes. Para reforçar a estrutura do revisteiro, cole outro papelao por cima e levante as laterais.

3

Perfure, no mesmo diâmetro do cano rosqueado, duas vezes cada lateral, a 2 cm da borda.

4

Endureça a estrutura colando várias camadas de pequenos pedaços de papel de jornal sobre a superfície toda (esta é uma técnica italiana chamada "cartapesta"). Deixe secar.

5

Cole o papel de seda de caixa de sapato enrugado cobrindo o revisteiro todo por dentro e por fora. Espere secar.

6

Pinte o trabalho com tinta acrílica na cor terra e depois crie um efeito de pátina passando o Betume da Judéia.

7

Para completar a estrutura, introduza os canos rosqueado nos canos metálicos e passe-os pelas perfurações das laterais do revisteiro. Fixe com arruelas e porcas.

Ideal para qualquer ambiente, salas de espera, escritórios, banheiros e etc. Depende da sua imaginaçao e do seu bom gosto. Espero que vcs tenham gostado deste post e em breve vamos trazer mais uma novidade fácil de fazer e bonito de verdade para decorar a sua casa!!!

                                                                                 Postagem Bruno Lo Bianco

sábado, 25 de agosto de 2012

RECICLAGEM DE ENTULHO



A quantidade de entulho gerado nas construções que são realizadas nas cidades brasileiras demonstra um desperdício irracional de material: desde a sua extração, passando pelo seu transporte e chegando à sua utilização na construção. Os custos desta irracionalidade são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos de remoção e tratamento do entulho. Na maioria das vezes, o entulho é retirado da obra e disposto clandestinamente em locais como terrenos baldios, margens de rios e de ruas das periferias.
A prefeitura compromete recursos, nem sempre mensuráveis, para a remoção ou tratamento desse entulho: tanto há o trabalho de retirar o entulho da margem de um rio como o de limpar galerias e desassorear o leito de córregos onde o material termina por se depositar. O custo social total é praticamente impossível de ser determinado, pois suas conseqüências geram a degradação da qualidade de vida urbana em aspectos como transportes, enchentes, poluição visual, proliferação de vetores de doenças, entre outros. De um jeito ou de outro, toda a sociedade sofre com a deposição irregular de entulho e paga por isso.
Como para outras formas de resíduos urbanos, também no caso do entulho o ideal é reduzir o volume e reciclar a maior quantidade possível do que for produzido.

A RECICLAGEM
Apesar de causar tantos problemas, o entulho deve ser visto como fonte de materiais de grande utilidade para a construção civil. Seu uso mais tradicional - em aterros - nem sempre é o mais racional, pois ele serve também para substituir materiais normalmente extraídos de jazidas ou pode se transformar em matéria-prima para componentes de construção, de qualidade comparável aos materiais tradicionais.


É possível produzir agregados - areia, brita e bica corrida para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos, e uso em argamassas e concreto. Da mesma maneira, pode-se fabricar componentes de construção - blocos, briquetes, tubos para drenagem, placas. Para todas estas aplicações, é possível obter similaridade de desempenho em relação a produtos convencionais, com custos muito competitivos. De qualquer forma, a compatibilidade entre as aplicações e os materiais e componentes produzidos deve ser levada em conta. A produção de componentes deve considerar a necessidade de cuidados especiais para que a composição do entulho não prejudique o produto final. Além disso, o controle da composição e do processamento do material é indispensável.
A prefeitura deve iniciar a implantação do programa fazendo um levantamento da produção de entulho no município, estimando os custos diretos e indiretos causados pela deposição irregular. Com base nestas informações será possível determinar a tecnologia a ser empregada, os investimentos necessários e a aplicação dos resíduos reciclados.

A implantação da reciclagem do entulho, assim como da sua sistemática de coleta, é mais eficiente se contar também com os agentes privados envolvidos na indústria da construção, em especial nas cidades onde o volume de obras realizadas pela administração municipal não produzir resíduos em escala suficiente para justificar a reciclagem. A reciclagem de entulho pode ser realizada com instalações e equipamentos de baixo custo, apesar de existirem opções mais sofisticadas tecnologicamente.


Havendo condições, pode ser realizado na própria obra que gera o resíduo, eliminando os custos de transporte.É possível contar com diversas opções tecnológicas, mas todas elas exigem áreas e equipamentos destinados à seleção, trituração e classificação de materiais. As opções mais sofisticadas permitem produzir a um custo mais baixo, empregando menos mão-de-obra e com qualidade superior. Exigem, no entanto, mais investimentos e uma escala maior de produção. Por estas características, adequam-se, normalmente, a cidades de maior porte.
A implantação de usinas de reciclagem ou fábricas de componentes de uso comum a vários municípios - através de consórcios - depende, principalmente, da distância entre eles, dada a importância dos custos de transporte, e tende a ser possível apenas para municípios muito próximos.

COLETA DO ENTULHO
Para resolver o problema do entulho é preciso organizar um sistema de coleta eficiente, minimizando o problema da deposição clandestina. É necessário estimular, facilitando o acesso  locais de deposição regular estabelecidos pela prefeitura. A partir de uma coleta eficaz é possível introduzir práticas de reciclagem para o reaproveitamento do entulho. Para cidades maiores, é importante que a coleta de entulho seja realizada de forma desconcentrada, com instalações de recebimento de entulho em várias regiões da cidade.

Em contrapartida, é preciso lembrar que a concentração dos resíduos torna mais barata a sua reciclagem, reduzindo os gastos com transporte, que, em geral, é a variável mais importante num processo de reciclagem. Há portanto, uma equação a ser resolvida, envolvendo custos e quantidade de locais para deposição regular. Estabelecer dias de coleta por bairro, onde a população pode deixar o entulho nas calçadas para ser recolhido por caminhões da prefeitura é uma prática já adotada em alguns municípios. Entretanto, só é eficaz se for possível manter a regularidade do atendimento, sem perder a confiança da população. A divulgação dos locais e dias de recolhimento e o estabelecimento de medidas rigorosas de fiscalização não podem ser dispensadas. Este sistema de coleta, apesar de muito prático para os produtores do entulho, implica altos custos para a prefeitura.

A política de coleta do entulho deve ser integrada aos demais serviços de limpeza pública do município. Pode-se aproveitar programas já existentes ou, ao contrário, a partir do
recolhimento de entulho implantar novos serviços como a coleta de "bagulhos" (por exemplo, móveis usados) que normalmente têm o mesmo tipo de deposição irregular e tão danosa quanto o entulho. Mas o entulho surge não só da substituição de componentes pela reforma ou reconstrução.


Muitas vezes é gerado por deficiências no processo construtivo: erros ou indefinições na elaboração dos projetos e na sua execução, má qualidade dos materiais empregados, perdas na estocagem e no transporte. Estes desperdícios podem ser atenuados através do aperfeiçoamento dos controles sobre a realização das obras públicas e também através de trabalhos conjuntos com empresas e trabalhadores da construção civil, visando aperfeiçoar os métodos construtivos, reduzindo a produção de entulho e os desperdícios de material.

Blocos elaborados com entulho reciclado.



EXPERIÊNCIA

Nos EUA, Japão, França, Itália, Inglaterra e Alemanha e outros países a reciclagem de entulho já se consolidou, com centenas de unidades instaladas. Os governos locais dispõem de leis exigindo o uso de materiais reciclados na construção e em serviços públicos.





Artefatos de concreto fabricados com entulho reciclado.


No Brasil, entretanto, o reaproveitamento do entulho é restrito, praticamente, à sua utilização como material para aterro e, em muito menor escala, à conservação de estradas de terra.
A prefeitura de São Paulo, em 1991, implantou uma usina de reciclagem com capacidade para 100 t/hora, produzindo material utilizado como sub-base para pavimentação de vias secundárias, numa experiência pioneira no Hemisfério Sul.





Em Belo Horizonte-MG, a prefeitura está implantando um programa para correção ambiental de áreas degradadas pela deposição clandestina de entulho, com a criação de uma rede de áreas para sua captação. O programa é completado pela instalação de usinas de reciclagem que produzirão materiais para uso em obras e serviços públicos, que deverão entrar em operação ainda em 1994.

RESULTADOS

1. Ambientais
Os principais resultados produzidos pela reciclagem do entulho são benefícios ambientais. A equação da qualidade de vida e da utilização não predatória dos recursos naturais é mais importante que a equação econômica. Os benefícios são conseguidos não só por se diminuir a deposição em locais inadequados (e suas conseqüências indesejáveis já apresentadas) como também por minimizar a necessidade de extração de matéria-prima em jazidas, o que nem sempre é adequadamente fiscalizado. Reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos.

2. Econômicos
As experiências indicam que é vantajoso também economicamente substituir a deposição irregular do entulho pela sua reciclagem. O custo para a administração municipal é de US$ 10 por metro cúbico clandestinamente depositado, aproximadamente, incluindo a correção da deposição e o controle de doenças. Estima-se que o custo da reciclagem significa cerca de 25% desses custos.
A produção de agregados com base no entulho pode gerar economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais. A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% em relação a similares com matéria-prima não reciclada. Esta relação pode variar, evidentemente, de acordo com a tecnologia empregada nas instalações de reciclagem, o custo dos materiais convencionais e os custos do processo de reciclagem implantado. De qualquer forma, na grande maioria dos casos, a reciclagem de entulho possibilita o barateamento das atividades de construção.

3. Sociais
O emprego de material reciclado em programas de habitação popular traz bons resultados. Os custos de produção da infra-estrutura das unidades podem ser reduzidos.
Como o princípio econômico que viabiliza a produção de componentes originários do entulho é o emprego de maquinaria e não o emprego de mão-de-obra intensiva, nem sempre se pode afirmar que a sua reciclagem seja geradora de empregos.

                                                               
                                                                                             Postagem: Bruno Lo Bianco

quinta-feira, 16 de agosto de 2012



Pista de dança que capta energia de seus frequentadores.


Pensando no custo de toda a energia que uma boate tem em luzes e sons, e em toda energia que seus clientes gastam lá dentro, o dono do bar Surya, em Londres, revestiu o chão da pista de dança com placas que ao serem pressionadas produzem corrente elétrica. Andrew Charalambous, o dono do negócio, diz que a eletricidade produzida pela pista representa 60% da necessidade do lugar. (e você pensou que seria uma espécie de vampiro eletrônico)

 

Tapete para chuveiro que avisa quando o banho está demorando.

O designer Tommaso Colia criou uma solução para aqueles que esquecem da vida quando tomam um banho. O tapete Eco Drop possui círculos concêntricos que vão crescendo enquanto o chuveiro está ligado. Após um tempo, a sensação fica tão incômoda que você é "convidado" a sair do banho e, consequentemente, economiza água e energia. Cerca de 20% da energia gasta em uma casa provém do chuveiro. 

  Interruptor que muda de cor para ensinar as crianças a economizar energia.

Tio é o nome do interruptor em forma de fantasma que avisa, através de luzinhas coloridas, há quanto tempo a lâmpada está acesa.
Até 1 hora, a expressão do fantasminha é feliz e a luz do interruptor permanece verde.
Se a luz é deixada ligada por mais de 4 horas, ele se assusta e fica amarelo.
Já se a criança deixar a luz acesa por mais de 8 horas, o fantasminha se zanga e fica vermelho.


Se divertindo e com o auxílio visual e tátil, espera-se que as crianças comecem a tomar consciência do desperdício de energia logo cedo.

 Impressora que não usa tinta e papel.


Quem disse que uma impressora precisa de tinta ou papel para existir? Conheça a Impressora PrePean. Diferente das convencionais, ela utiliza uma peça térmica para fazer as impressões em folhas plásticas feitas especialmente para isso. Para reutilizar a folha é só colocá-las novamente na impressora que, através de outra temperatura, apaga a impressão existente e imprime a próxima. Cada uma dessas folhas pode ser utilizada mil vezes.




 
Grampeador sem grampos.


 Em vez dos grampos a que todos estamos acostumados, ele recorta pequenas tiras de papel e as usa para costurar até cinco folhas de papel juntas.


Isso que é idéia literalmente sustentável.



O Crown Plaza Hotel, em Copenhague, Dinamarca , oferece uma chance para quem quer fazer uma boa refeição sem deixar de cuidar do planeta. O hotel disponibiliza bicicletas ligadas a um gerador de eletricidade para os hóspedes voluntários. Cada um deles deve produzir pelo menos 10 Watts/hora de eletricidade, aproximadamente 15 minutos de pedalada para um adulto saudável.



Após o exercício, o hóspede recebe um generoso vale-refeição de 26 euros, aproximadamente 60 reais.
                                                                                            Postagem: Bruno Lo Bianco

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Economizando o planeta

 
Dicas para economizar energia em sua casa.
 
Ar condicionado e Ventiladores - Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.Feche portas e janelas ao ligar o aparelho para evitar troca de calor, cortinas e persianas também devem ser fechadas, para evitar o calor do sol. Limpe os filtros periodicamente, pois a sujeira dificulta a passagem do ar e força o aparelho. Quando instalar o aparelho exposto aos raios solares instale uma proteção. Desligue o aparelho sempre que ficar muito tempo fora do ambiente refrigerado. Só ligue o ventilador quando estiver no ambiente. Regule o termostato para evitar o frio excessivo.
 
Geladeira e Freezer - Sempre que possível retire de uma vez só todos os alimentos que vai usar. Assim não é preciso ficar abrindo e fechando a porta, nem deixa-la aberta por muito tempo. Mantenha a borracha de vedação em bom estado, para não escapar o ar frio. Para verificar se a borracha está em boas condições faça o seguinte teste: ponha uma folha de papel encostada no batente do aparelho e feche a porta; puxe a folha; se ela deslizar facilmente é indício de que a borracha não está garantindo a vedação. Faça o teste por toda a volta da porta. Não coloque em seu interior alimentos ainda quentes, nem líquidos em recipientes sem tampas. Não use a parte traseira dos aparelhos para secar roupas, panos, tênis, etc. Mantenha limpas as serpentinas. Instale sua geladeira em local ventilado, fora do alcance dos raios solares, fogão e distante de fontes de calor, deixando um espaço mínimo de 15 centímetros dos lados, acima e no fundo da geladeira ou freezer, no caso de instalação entre armários e paredes.
Não forre as prateleiras com vidros ou plásticos, pois isso dificulta a circulação do ar. Não desligue sua geladeira e/ou freezer a noite para liga-los na manhã seguinte.
 
Faça o degelo quando a camada de gelo atingir a espessura de aproximadamente, 1cm. No inverno, regule o termostato para uma posição de frio não muito intenso. Durante ausências
prolongadas, esvazie a geladeira ou freezer e desligue o aparelho da tomada.
 
Televisão - Não deixe a tv ligada quando você não estiver assistindo. Evite dormir com a tv ligada. Os aparelhos mais modernos consomem menos energia. Dê preferência a aparelhos que possuam timer (função para desligamento automático).
 
Chuveiro Elétrico - Evite banhos demorados. Desligue o chuveiro quando se ensaboar. Procure sempre manter a chave na posição verão. Na posição inverno o consumo de energia é 30% maior. Conserve limpos os orifício de passagem da água. O ideal é evitar o seu uso nos horários de maior consumo de energia. ( das 17 ás 22 horas ). Não reaproveite uma resistência queimada, isso aumenta o consumo e é perigoso.
 
Ferro Elétrico - Evite ligar o ferro nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados. Ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.
Espere acumular uma razoável quantidade de roupa e passe de uma vez só. Não deixe o ferro elétrico ligado sem necessidade. Siga as instruções de temperatura para cada tipo de tecido. Regule a temperatura no caso de ferros automáticos. Passe primeiro as roupas que necessitem de temperaturas mais baixas.
 
Máquina de lavar roupas, louças e secadoras - Use a maquina só depois de ter juntado a quantidade de roupa da capacidade máxima da máquina indicada pelo fabricante. Limpe com freqüência o filtro das lavadoras de roupas e louças. Utilize a quantidade correta de sabão ou detergente para não ter que enxaguar novamente.
 
Iluminação - Use lâmpadas adequadas a cada tipo de ambiente. Excesso ou falta de luminosidade prejudica a visão. Prefira não acender lâmpadas durante o dia e prefira a iluminação natural.
Abra bem as janelas, persianas, e cortinas e deixe a luz do dia iluminar sua casa. Pinte de cores claras as paredes internas e o teto, que refletem melhor a luz diminuindo a iluminação artificial. Dê preferência nas lâmpadas fluorescentes compactas ou circulares para a cozinha, área de serviço, garagem ou qualquer outro local que fique com elas duram até 10 vezes mais. Use iluminação direta para leitura, trabalhos manuais etc.
  Outros cuidados - Não deixe que existam em sua casa fios mal emendados, desencapados ou mal isolados. Use fios de diâmetro correto para cada finalidade e não emende fios de espessuras diferentes.
 
 
Sempre que puder evite usar aparelhos eletrônicos no horário de ponta do setor elétrico, das 17 ás 22 horas. Quando sair em viagem longa desligue a chave geral da casa.
O consumo de alguns eletrodomésticos, como freezer, geladeira e aparelhos de ar condicionado são medidos todos anos por um centro de pesquisas do governo. Os campeões de economia nas suas respectivas categorias ganham o selo do Procel de Economia de Energia. Na hora da compra, de preferência a esses modelos.
                                                                                  Postagem: Bruno Lo Bianco

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Sorteio de uma luminária feita com garrafa pet reciclada.


QUERIDOS LEITORES,

O nosso blog está sorteando uma luminária "nega maluca" e para participar do sorteio que acontecerá no dia 10/09 voce terá que dar dois passos muito fáceis:

1 - Inscreva o seu e-mail no quadro ao lado.
2 - Compartilhe nossa promoção em qualquer das redes sociais integradas ao Blogger, Facebook, Orkut, Twiter ou G+1

Lembrando que quanto mais compartilhamentos, mais chances de ganhar !!!
Não importa em que parte do Brasil voce esteja, pois o frete do nosso brinde é totalmente grátis.

                                                                                          BOA SORTE !!!

                                                                                                    Postagem: Bruno Lo Bianco

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Gastronomia Natural


 Cogumelos crocantes

Você costuma adotar cogumelos nas suas receitas?
Comuns em restaurantes orientais, principalmente o shimeji e o shitake, há diferentes variedades de cogumelos, sempre ótimas opções de recheio de pizzas, quiches, risotos, além de serem caírem bem como acompanhamento. Conheça hoje um pouquinho mais sobre o cogumelo paris, ele é o tradicional champignon. O sabor é delicado e o cozimento é bem rápido. Ele pode ser encontrado fresco, seco ou em conserva. Vai bem em saladas, cozidos, risotos, refogados, assadoa e petisquetes como o desta receita que passaremos hoje.

 Ingredientes
  • 100 gr de champignon fresco
  • Suco de 1  limão
  • 1 unidade de clara de ovo
  • 2 colheres (sopa) de iogurte desnatado
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1/2 xícara (chá) de parmesão ralado


Molho
  • 5 colheres (sopa) de iogurte desnatado
  • 1 dente de alho amassado (retirar centro do alho)
  • 1 colher (sopa) de catchup
  • 1 xícara (chá) de ricota
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto
  • 10 gr de salsinha
  • 15 gr de cebolinha verde picada

Modo de preparo

Lave bem os cogumelos e regue com o suco de limão.
Bata a clara com o iogurte e passe os cogumelos.
Empane-os com a farinha de rosca e o queijo parmesão.
Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, 150 graus,  por cerca de 15 minutos ou até dourar.
 Para preparar o molho, apenas misture os ingredientes até que o molho fique cremoso. 


Sirva com uma salada verde, torradas e molho. Pode também acompanhar caldos quentes sendo adicionado quando o caldo vai a mesa para que mantenha a sua crocancia. Estes cogumelos podem ser encorporados a uma tábua de queijos, azeitonas, tomates secos e paes para degustar um bom vinho.
                                                                                   Postagem: Bruno Lo Bianco

domingo, 5 de agosto de 2012


Artesanato reciclado para enfeitar sua parede


Este é um lindo jeito de combinar a decoração da sua casa com os atos reciclados. Sempre é bom poder dar um novo visual nas paredes, em especial quando requer de pouco gasto... então deixe de pensar em comprar quadros caríssimos e veja o passo-a-passo deste artesanato reciclado para enfeitar sua parede e veja como consegui-lo com uns tubos de papel higiênico.

Materiais:
Tubos de papel higiênico
Tesoura
Cola vinílica
Grampeador
Tinta
Pincéis
Gliter
Palitos de roupa

Passo-a-passo:
Primeiro esmague o tubo de papel higiênico e corte-o em 5 partes iguais. Coloque os tubos em uma superfície plana para criar o desenho que você mais gostar. Por exemplo, você pode fazer lindas flores de papel e juntá-las todas.
Cole os tubos um a um, segurando-os com os palitos de roupa para que fiquem bem grudados. Você também pode usar um grampeador.


Se você quiser pode pintar o contorno e polvilhar a tinta com gliter antes de que seque, assim ficará grudada. Quando estiver seco já estará pronto para pendurar no lugar onde você mais gostar

                                                                                  Postagem: Bruno Lo Bianco

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PET, água e luz

               Sistema de iluminação elaborado com garrafas PET

Em 2002, em pleno apagão, o mecânico Alfredo de Uberaba percebeu que poderia escapar do breu pendurando no telhado de casa garrafas plásticas cheias de água. A idéia luminosa de seu Alfredo se espalhou pela vizinhança. A dona de casa Geralda Monteiro de Melo tratou logo de instalar as tais lâmpadas de água em casa, até no banheiro. 'O banheiro era incrível de escuro e agora está claro. Ela não tem desvantagem nenhuma. Funciona quando chove, não tem goteira', garante dona Geralda.


A invenção atravessou divisas e virou atração no Parque Ecológico Chico Mendes, na Grande São Paulo.

Também atiçou a curiosidade da ciência. O engenheiro elétrico Clivenor de Araújo Filho mediu a intensidade de luz de cada garrafa. 'Essa luminosidade equivale a uma lâmpada entre 40 e 60 watts', constata.



Aprovação também na oficina do torneiro mecânico José Marcos. A conta de luz baixou.
As lâmpadas estão lá há dois anos e sem nenhuma manutenção. 'É só deixar lá. Quando eu chego de manhã, já estão ligadas. À noite, desligam automaticamente', diz.



A imagem é curiosa: bicos de garrafas para fora dos telhados no bairro todo.

 

O que vamos precisar:
- Garrafas PET
- Água
- Cloro
- Telha alumínio
- Silicone bisnaga
- Massa cimentícia
- Tesoura
- Furadeira
- Faca de serra
- Lima

Como fazer:
- Desenhe e corte um círculo com
 a ajuda de uma tesoura na telha de
 alumínio da maneira que fique
 bem justo na garrafa pet.
- Encha a garrafa com água
 e um pouco de cloro, mais ou
 menos uns 15ml por litro.
- Passe silicone entre a garrafa e
 a telha dos dois lados e deixe secar.
- Faça um buraco no telha da casa
 que suporte a garrafa com a ajuda
 da furadeira, da serra e da lima.
- Prepare uma massa cimentícia e
 feche entre as telhas.

DICA: Proteja a tampa da garrafa que ficará ao relento para que ela não se degrade rápidamente.


Idéias simples como essas podem ajudar o planeta, mas precisam ser postas em prática com a urgência que a natureza agora impõe. Pratique esta idéia voce também !!! 


                                                                                               Postagem Bruno Lo Bianco